09 março 2009

anexo-que-parece-que-é-casa-mas-que-tem-os-metros-quadrados-duma-despensa

Finalmente vou conseguir realizar um grande desejo que tenho desde há algum tempo que é partilhar uma habitação com e somente a minha pessoa, até que não me suporte mais.

Já há muito que tinha essa vontade: De ver loiça suja que eu sujei; de ver o chão enlameado que eu enlameei; de ver o champô gasto que eu gastei; de ver pensos ensanguentados que eu ensanguentei… sim… esta era desnecessária… mas acho que perceberam a ideia. Quero ter as minhas coisas, saber que não vão sujar o que eu limpei, que não vão desarrumar o que eu arrumei e saber que posso andar desnuda quando me apetece. Sim, é mesmo disso que eu preciso, do meu espaço….

Assim que depois de algumas buscas pela muy nobre y ilustre cidade de Évora, depois de ver casas em que a cozinha consistia num frigorífico no canto a sala e um fogão à porta da casa de banho; de ver loftes acabadinhos de sair dum catálogo do IKEA… entre quartos e quartinhos para dividir com gente pecaminosa, acabei por escolher uma casita que foi recuperada e onde caibo apenas eu e penso que por ter que deixar o rabo lá fora vou começar a chamá-la de “anexo-que-parece-que-é-casa-mas-que-tem-os-metros-quadrados-duma-despensa”.

Sim é bem pequenina, mas acho que além de ser suficiente para mim, poderá ser um bom motivo para começar a perder a barriga… passar nas portas sempre foi um empurrão para qualquer um, o meu é conseguir ficar de lado na cozinha.

Não se assustem… obviamente que a hipérbole é o meu nome do meio, e o anexo-que-parece-que-é-casa-mas-que-tem-os-metros-quadrados-duma-despensa até é bem jeitosinho, tanto que fiquei logo com ele.

Para que tenham uma imagem mental, e para aqueles que conhecem a muy nobre cidade de Évora, o meu espaço reduzido fica mesmo no centro da cidade, numa travessazita em frente ao Eborim, o que significa que estou muito próxima do posto de trabalho, tendo apenas que atravessar o jardim público duma ponta à outra saltando por entre pavões e pavoas.

Como é um anexo os senhorios moram na parte de cima. Deixarei de os chamar de senhorios porque é um nome feio e eles devem ter pouco mais da minha idade e são muito porreiros. São a Inês e o Afonso e o rebento pequenito deles, o Afonso Júnior. São super simpáticos e atenciosos, tendo-me disponibilizado o mundo se eu precisasse.

A casita começa com um pequeno quintal da antiga Évora, com a calçada antiga, um poço de 15m e um limoeiro. Logo por aqui fiquei rendida ao encanto deste espaço que parece que ficou no passado. Um espaço que é bem apetecível para churrascadas e leituras ao sol.

Na entrada encontramos logo a casa de banho, que quando vista pela primeira vez assusta um bocadinho já que não tem porta e a sanita tem uma bela vista directa para a cozinha. Porém explicaram-me que iria ser colocada uma daquelas portas que encolhem e que só estava à espera de ser montada. Apesar de ser pequena e de eu ter que cagar de pé, esta divisória tem tudo o necessário e para uma pessoa é excelente. Apesar de não poder fazer o amor dentro duma banheira com espuma e jacuzzi como experimentei ontem, o polibã na vertical vai ter que servir perfeitamente para o efeito.

A cozinha consiste basicamente num corredor. Tem um lava-loiça e um frigorifico pequenino da mesma altura, que terá que servir de bancada e uma daquelas mesas que descem da parede. No anexo-que-parece-que-é-casa-mas-que-tem-os-metros-quadrados-duma-despensa não há gás e por isso é tudo eléctrico. A água quente funciona por termoacumulador (não é que vos interesse, mas acho por bem escrever as palavras novas que aprendo) e o fogão é uma placa eléctrica que acabei de comprar no Intermachê por 24,90€ já que a casa só tinha um forno pequenino. Estou agora a recuperar uns móveis velhos que encontrámos no lixo e que servirão para pôr debaixo do lava-loiça para pôr tachos e afins.

O quarto até não é muito pequeno. Tem uma porta bem antiga com uma janelinha pequenina. Tudo muito recuperado com muito gosto e cuidado. Tem uma cama de casal daquelas antigas de metal, mas tivemos a ver e nem abana muito. Tem um armário do IKEA que fica a matar na decoração antiga, e tem uma camilha de madeira antiga, bem bonita.

Agora ando a colectar tudo aquilo que faz falta e tenho que levar para Évora no próximo fim-de-semana. Já comprei o fogão, já arranjei os móveis. Já ganhei um DVD. Agora é angariar coisas velhas aqui de casa e percorrer os irmãos em busca de material que já não é querido. Penso gastar o mínimo indispensável com a casa e de resto ir buscar o que puder à melhor loja do mundo que é o lixo.

Posso lavar a roupa na casa da Inês e de resto vou-me arranjando. Acho que vou gostar de morar ali. Acho que vou ser feliz ali no meu cantinho.

Volto para Évora no próximo fim-de-semana e começo a trabalhar dia 16. Uma nova fase se avizinha. Uma vida nova vai começar…felizmente não estou sozinha.

1 comentário:

  1. Tão kika....estou ansiosa para conhecer o teu ninho...muitas felicidades. Sei o que estás a sentir...é óptimo termos as nossas coisas. Fico só com pena de não teres muito espaço, estava a pensar oferecer-te um LCD gigante, em vez disso lá terá de ser um espremedor de laranjas, lol....

    Beijos gandes gandes...

    E já sabes, podes sempre visitar o meu "palácio" :).

    Gypsy

    ResponderEliminar