24 julho 2008

Fungos no cotovelo


Fui ao veterinário com aquilo que se podia considerar estar coxo duma pata. Espero não ter que realçar o facto que a consulta não era para mim e que apesar do joelho à Mantorras, as minhas patas estão muito bem, obrigado!

O meu Puffy Manuel faz hoje 4 anos, e eu pensei, “o que é vou oferecer ao meu puffy que ele gosta tanto? Um passei na barragem? Um doce? Sardinhas assadas?”... as coisas que o meu cão mais gosta são sardinhas assadas e leite…. nham nham!

Resolvi gastar o dinheirinho que a bolsa da universidade tão gentilmente me deu (andam a abarrotar nele) e fui visitar o senhor doutor para tentar saber o que se passava com aquela patinha que de vez em quando lá se lembrava de coxear. Segundo os meus pais aquilo era culpa de ele andar nas cadelas… wherever…

Afinal não era assim tão simples, a culpa não era das putas de quatro patas, mas sim dum problema genético: Displasia da Anca.

A Displasia é uma espécie de artrose que começa a comprometer as articulações e os ossos do fémur, sendo que normalmente aparece nos cães por volta dos 10 anos, há certas raças grandes (como Rottweillers, Pastores e Molossoides) que têm propensão a ter mais cedo, ou como no caso do Puffy, podem ter a simples predisposição genética para isso.

Além disso tem um fungo no cotovelo… mas isso realmente não é importante.

A displasia não tem cura, mas uma intervenção cirúrgica é a melhor solução para permitir ao animal uma maior e melhor esperança de vida. Por enquanto vamos tentar anti-inflamatórios para tirar a dor, porque não é uma coisa constante. Às vezes está a andar e coxeia, depois vê outro cão e já corre que nem um cavalo… Quando lhe dou banho é só tocar na pata que se queixa que nem um porco na matança, mas hoje, enquanto o veterinário lhe apertava, mexia, torcia e esfregava não deu um ganido sequer e olhava para ele com aquele ar “não dói, não dói”.

Bom, mas a radiografia mostrou a inevitável verdade e até aí confundiu o veterinário porque ele coxeia da pata direita, mas é a esquerda que está pior… ele é assim!

Como o preço da operação não é propriamente barato e também não é urgente, resolvi criar um fundo canino. Arranjei uma lata de bolachas com o nome Puffy Manuel e é aí que vou pondo moedas (dinheiro a sério como 1€ ou 2€, nada de merdinhas pequenas que nem podem ser consideradas moedas) até conseguir perfazer a quantia. Se quiserem contribuir toda a ajuda é bem-vinda, afinal o meu puffy Manuel merece tudo, a conta é a lata dos ursinhos carinhosos que está no meu quarto, apareçam e colaborem!

Bem, enquanto isso é tentar perder peso que parece mais um porco que um cão, dar uns passeios sem correr à maluca e nadar na barragem. A boa vida de cão.

2 comentários:

  1. Senhor Puffy Manuel, pode contar com o meu contributo!

    Achei piada o: corre como um cavalo...

    ah, descobri hoje que a minha Duna afinal tem 14 anos...

    Maria

    ResponderEliminar
  2. Quero que digas carinhosamente na orelha do Puffy: "Leao, a outra maluca que corria ctg tb vai contribuir para a causa"

    Displasia da anca pode ser um verdadeiro problema pro Puffy daqui a uns tempos. Acho que fazes muito bem começar a poupar... Como tal manda me lá o teu nib para eu fazer o meu donativo!
    MAS É MESMO PO CAO!!! Nada de evitar ir pá vida logo à noite, dares em preguiçosa porque andas a ganhar dinheiro à custa de um pobre cão!!

    (Ah, qualquer dia, tb tu farás um donativo! Afinal de contas eu alimento, trato e levo ao veterinario: " 2 gatos, 3tartarugas e 2 Hamsters!!" LOL

    Beijinhos Puffy e Estreloca!

    Agora nao quero assinar... nao me quero "vangloriar" de uma boa acção! Mas acho que chegas "à minha pessoa" com facilidade!!!

    ResponderEliminar