23 julho 2008

A 23 de julho de 1985 nasceu uma estrela... e morreram tantas outras


O 23 de Julho sempre foi o meu dia. Sempre me trouxe um sentimento egoísta de ser único e exclusivamente meu. É uma estupidez! Há imensa gente que nasce, que morre, que chora, que é feliz, que trabalha, que sobrevive, que tem esperança, que quer morrer, que se alimenta, que não quer nada, que quer tudo…há imensa gente que recorda esta data com carinho, outros que a querem esquecer…

Que sou eu neste mundo de milhões? Quem sou eu no meio de tantas vidas e tão importantes? Por que raio julguei eu que tinha o direito de ter um dia só meu?

Não, obviamente que não tenho direito absolutamente nenhum de achar que hoje eu sou a mais importante.

Comemorar o dia em que se veio ao mundo parece tão absurdo quando olho para o resto da vida. Os pardais sabem quando nasceram? Ou será que comemoram o dia em que voaram pela primeira vez?

Sei que sou a pessoa mais importante para o meu Puffy, e ele não me dá os parabéns, ele simplesmente não sabe que faz no dia 23, 23 anos que a sua dona nasceu. E mesmo que soubesse, provavelmente arquearia as orelhas e olharia para mim com os seus olhos de “gosto muito de ti por isso não me dês banho” e diria que hoje sou tão importante para ele como nos outros dias todos (em que não lhe dou banho).

Quando estudava os meus gorilas e calhava que um deles fazia aniversário, eu olhava para eles com muita compaixão e muita alegria e pensava “é o teu aniversário pequenote, parabéns” e eles olhavam-me com a mesma indiferença de animal cativo. Olhavam-me com a mesma tristeza que em todos os outros dias.

Tive a experiência de não fazer aniversário há cerca de 2 anos, quando realizei o interrail, e essa data marcou-me mais do que qualquer outra. Andei pelas ruas de Veneza com o coração a querer gritar “HOJE FAÇO ANOS” e sorria a cada transeunte que passava… mas ninguém parou para me cumprimentar, ninguém me ofereceu um bonito presente, ninguém me cantou os famosos “parabéns” e nem tive direito a um pedaço de bolo. No meio da multidão e dos turistas eu não era sequer visível, quanto mais importante. Não era mais do que parte da paisagem, parte duma multidão sem rosto cuja presença é tão notória quanto a ausência.

É verdade que sempre gostei de comemorar este dia. Aliás, comemorar não será a palavra certa. Sempre gostei de assinalar este dia com alguma coisa que me fizesse recordar que hoje é o dia. Gosto de passar este dia com os amigos, a fazer algo diferente, num ponto diferente e sempre com a certeza que é um dia bem passado. Quero sobretudo não ter que fazer o flasback do ano que passou e do que não se fez, do que se não alcançou e do que não mudou. Quero aproveitar o dia e não pensar. Quero cansa-me a jogar paintboll, quero fazer corridas de sacos, quero voar de asa delta, quero aprender linguagem gestual, quero aprender sapateado, quero participar num musical, quero fazer totalmente figura de parva num desfile de moda (aliás, isto já fiz!), quero conhecer alguém novo, quero me apaixonar e me entregar como toda a gente. Quero chorar de tanto rir, quero ler uma grande história e ouvir um clássico de arrepiar. Quero ver o filme da minha vida. Quero sair para namorar. Eu quero viver por mais e muitos anos, quero casar todos os anos a que tenho direito e acima de tudo quero que cada um que se avizinhe, seja sempre melhor que o que passou. Quero estar feliz.

Hoje será um dia que não vou assinalar, será mais um aniversário que eu não vou completar. Hoje, foi o dia pelo qual sempre esperei quando era pequena, porque queria casar os anos e pensava eu que com esta idade ia ser muito grande e estaria tudo diferente. Sim, a verdade é que há coisas muito diferentes, mas também há outras tão iguais… E o dia que sempre quis comemorar em grande não pode ser festejado. Infelizmente não vou poder fazer nada que o marque de uma maneira especial. A vida nem sempre nos traz o que queremos e muito menos o que sonhamos. Hoje vai ser um dia como tantos outros, nesta que é uma fase complicada da minha vida. E será marcado por isso, será marcado por ter sido numa época menos feliz, menos sorridente e com menos vontade de assoprar as velas. Mas ainda assim vai ser o meu dia, mas esse será o meu pequeno segredo!

Parabéns, eu!

"Com que então caiu na asneira
De fazer na quinta-feira
Vinte e seis anos! Que tolo!
Ainda se os desfizesse…
Mas fazê-los não parece
De quem tem muito miolo!

Não sei quem foi que me disse
Que fez a mesma tolice
Aqui o ano passado…
Agora o que vem, aposto,
Como lhe tomou o gosto,
Que faz o mesmo? Coitado!

Não faça tal; porque os anos
Que nos trazem? Desenganos
Que fazem a gente velho:
Faça outra coisa; que em suma
Não fazer coisa nenhuma,
Também lhe não aconselho.

Mas anos, não caia nessa!
Olhe que a gente começa
Às vezes por brincadeira,
Mas depois se se habitua,
Já não tem vontade sua,
E fá-los, queira ou não queira!

João de Deus

2 comentários:

  1. Bom dia, bom dia.

    põe-se a dizer, "já escrevi" e dá nisto. Acordar a esta hora para vir matar a minha curiosidade. Que vergonha. É curioso, como um pouco de tudo isto que escreveste me passou ontem pela cabeça. Que te sentisses assim. A verdade é que nunca dou grande atenção aos aniversários, incluindo o meu. E nunca percebi lá muito bem porque raio se dá os parabéns a alguém. O estranho disto tudo, é que o dia 23 de julho, para mim tornou-se importante. E agora, depois de ler o que escreveste, reparo que este dia dá para celebrar tanta coisa que ainda se torna um dia mais cheio.
    Gostava hoje de poder ter feito o que tinha planeado, sei que o teu dia iria ser diferente, disso não há dúvidas. Agora, se iria conseguir mudar os teus sentires, isso é outra conversa... mesmo assim, gostava de ter tido um papel mais activo neste dia. Ao contrário disso, vou estar de cama e provavelmente com umas rodelas de batata na testa... há imagem mais deprimente que esta? Sabia mesmo bem um balde de gelado, ihhhhhhhhhhh..... e ouvir-te rir.

    Maria

    ResponderEliminar
  2. PARABÉNS!!!!! :)

    Dequ a pouco já te telefono para te dar um bjinho pessoalmente! mas agora estou sem messenger e n sei se já estás acordada ou não!! :S

    *********************************************************************************************************
    XARAZADE

    ResponderEliminar