17 julho 2008

Obras de arte


Estava aqui a ouvir os Gipsy Kings a cantar o “My Way” quando me lembrei de algo que descobri recentemente. Como achei que tinha relativa importância decidi partilhar com vocês, tal como faço com as coisas relativamente importantes da minha vida. Não… não há coisas muito importantes na minha vida se não eu partilharia, estejam certos que mal aconteça algo muito importante na minha vida, como por exemplo o petroleiro que é o meu rabo desencalhar, eu conto-vos… isto soou incrivelmente mal, mas levem para o lado que quiserem…. O português é uma língua torpe e as vossas mentes também… eu sou a pura e casta desta história!

Bem, como dizia eu, li recentemente… (e agora li mesmo, não foi na Oprah, até andei á procura da revista para vos dar a referência, mas foi de tão relativa importância que não me lembro)…. dizia eu (antes de todos estes parênteses tão necessários) que mastigar pastilha elástica activa os movimentos do sistema gastrointestinal, isto é em bom português: faz-nos cagar.

Ora, como já puderam constatar pela leitura assídua desta fonte bibliográfica incrível que é o meu blog (quem não é assíduo agora fica a arder e tem que ir ler as brilhantes dissertações do passado para se inteirar do assunto, e eu digo: cocó para vocês… tivessem melhor gosto literário)… o que é eu estava a dizer?... ah… que eu dou muita importância ao acto de castigar a porcelana e penso que pessoas não dão o devido valor a algo, que se não acontece nos pode matar… uma vez mais vou queimar as cuecas (já queimei os sutiãs todos) para marcar uma posição: Quero um feriado nacional a favor a arte de obrar!

Já pensaram? Um dia inteiro a comer muitas fibras e com muita banda desenhada e ficamos ali no trono a deixar o sistema funcionar e dar graças por isso…. É bonito!

Até o nome indica arte! Obrar…. Arrear o calhau… mandar um fax…. Tantos nomes e tão poucos para definir tamanha maravilha da natureza. Cada país tem o seu apelido, cada cidade tem a sua tradição, cada família tem o seu momento, e é nesses instantes que somos todos iguais: ricos, pobres, pretos, brancos, loiras, feias, bonitas, cavalos e peixes de aquário… somos todos seres que cagam e somos mais felizes por isso!

Pode não parecer mas eu vinha aqui falar de pastilhas elásticas, só que o assunto deu a volta sem eu conseguir controlar, uma vez mais, a minha mente libidinosa, mil perdões… chicoteio-me por isso!

O que eu vos queria dizer, além que as pastilhas fazem fazer púpu, é que fui pesquisar na net (sim, eu não quero informar-vos erradamente sobre os factos que considero de relativa importância, eu vou a fontes fidedignas como é a internet para vos informar melhor… eu sou assim, eu nasci assim, Gabriela…) e descobri coisas muito interessantes sobre as pastilhas elásticas, que todos julgam ser mau para a saúde… vou queimar agora as meias a favor das chicletes.

Descobri então que foi feita uma recente pesquisa, não sei onde nem sei por quem, que diz que “mastigar uma pastilha elástica antes de comer, ajuda a reduzir a fome, diminui a ansiedade e dá-nos a sensação de estarmos saciados, limitando assim a ingestão de calorias” e os nutricionistas (também não sei quais) dizem que estas pequenas alterações de calorias, a longo prazo fazem diferença… isto sou bem científico, não foi?

Bom, os ingleses por seu lado descobriram que a mastigação de pastilhas elásticas aumenta a concentração pois faz circular mais sangue nos músculos da boca, o coração bate mais depressa, o cérebro recebe mais oxigénio e dá uma energia extra à zona do cérebro que comanda a memória.

Os participantes do estudo (não sei qual, mas tem a ver com pastilhas) referiram que mastigar uma pastilha elástica, melhorava o seu humor, porque lhes reduzia a ansiedade e o Stress, aumentando a satisfação e o relaxamento.

Não é isto tudo fantástico? Para mim é maravilhoso já que ando a comer às 30 pastilhas diariamente… e não estou a exagerar… era isso ou bater com a testa na parede e isso a minha mãe não me deixa porque estão pintadas de fresco.

Mas como eu tenho uma coisa que se chama consciência… que já me lixou tantas vezes… sou obrigada pela associação nacional de pais a avisar-vos dos males das pastilhas:

O uso de pastilhas elásticas em excesso pode ser grave para a articulação que é responsável pelo abrir e fechar da boca, como também pode ser prejudicial para o estômago, já que como se está sempre a mastigar a pastilha, o estômago está a trabalhar em seco e envia suco gástrico que pode provocar úlceras, e claro, se não escovarem os dentes às refeições e usarem fio dental pode levar a cáries (e não eu recebo nada por isto)…. Só por causa desta, não vou queimar nada, mas vou ao café do meu irmão abastecer-me de Super Gorilas… as minhas preferidas!

E já agora:

Para retirar pastilha elástica dos tecidos, basta colocar gelo até enrijecer. Ela sairá totalmente.

A internet é uma coisa fantástica. Obrigado senhor Google (in Avó Loba).

Fontes:

Black Google (sempre ecológica)

João Amorim, Isadora Silva, Gonçalo Silva (Clube dos Jornalistas) - EB1 Conde de Ferreira (os miúdos são a melhor fonte para este tipo pesquisas, fazem os trabalhos com gosto quando se trata de doces)

http://www.emagrecer.tv/blog/tag/pastilha-elastica/

1 comentário:

  1. "O seu consumo excessivo pode ter efeitos laxativos" in qualquer embalagem de pastilhas elásticas decentes. Finalmente mais alguém dá valor à chiclete!!

    ResponderEliminar