01 março 2010

Psiu...

Pensei eu que a melhor maneira de retratar o tema do momento da fábrica das letras - o silencio - seria calar-me para todo o sempre (até o mês que vem, subentenda-se) e com certeza que esta seria uma atitude favorável ao vosso e ao meu bem-estar e de aplaudir com fervor… porém, a inteligência por detrás do mote “Isto é uma Pergunta vs. Isto é uma resposta” é muito subtil e não quero levar tau-táus por não usar o meu espaço belo e amarelo para dissertar prosa feia, porca e má, como estratégia de bloguista assumida mas sem cara de livro… hum…facebook.

Ora aqui vai. Segurem-se…

A razão no meu actual silêncio não é propositada, mas deve-se a um conjunto de episódios laborais que me fazem desejar cada vez mais que as crianças e crianços que estejam na chamada idade do armário, sejam todos trancados dentro de um até serem gente com dois palmos de testa… ou não…

Mas prometi a mim mesma não vir aqui dizer mal de menores sob o risco de me tirarem o custódia de ser tia, e convém-me a mim ter alguém que um dia mais tarde me possa pagar o lar e as botijas de água quente… nunca se sabe... há que prevenir.

Venho aqui falar sobre o silêncio constrangedor que muitas vezes me assobia aos ouvidos quando uma vez mais me fazem perguntas constrangedoras, desnecessárias e desmotivadoras e que me fazem querer cortar os cotovelos só para espirrar sangue nos olhos dos inquisidores…

Eu consigo aguentar as vezes que me mandam passar na fila… que me deixam sentar nos transportes públicos… ou que me dão a vez em alguma sala de cinema. Consigo encarar os sorrisos simpáticos ao acreditar que devo ter um ar agradável para elevar na população em geral atitudes altruístas e de louvar, e que os olhares babosos para a minha barriga devem-se à protuberância dos abdominais e não à forma redonda dos mesmos.

Deve ser isso, deve…

Já me custou mais as senhoras dos correios que me olham com baba no canto da boca, como quem aguarda o melhor momento para me oferecer o enxoval que têm guardado para o neto que nunca vai nascer porque o filho é gay…

Já foi pior, já…

Não choro mais quando me perguntam de quantos meses estou, já que opto por ignorar a óbvia referência ao estado prenhal e digo que estou de 300 meses… e antes que me perguntem pelo elefante que me fecundou, explico que 300 são os meses aproximados dos meus 25 verões.

As lágrimas já secaram…

Já não parto para a violência quando me perguntam se estou grávida, já que normalmente respondo que estou grávida de, por exemplo, sardinhas, se foi isso que almocei, ou do espírito santo, se pretendo chocar uma ou outra velha acólita da igreja.

Acho que já matei umas quantas assim…

Agora isto?

Uma pessoa dá o seu melhor quando veste calcinhas curtas e nem se preocupa com as pilosidades ao rubro, põe uma t-shirt suada da semana inteira e uns fones com os Diabo Na Cruz no ouvido e vai correr que nem uma desgraçada para uma pista que não sai do lugar e ainda por cima tem que ouvir isto?

Aguento eu fazer desporto e pular que nem uma anafada enquanto à minha volta as beldades nem mexem um pêlo e dançam graciosamente ao som da mesma música que me faz abanar as nalgas proeminentes e ainda por cima sou humilhada desta maneira?

…. Psiu… calem-se que já explico….

O mesmo instrutor que me vê há seis meses a frequentar o ginásio e a suar que nem uma cavala, vira-se para mim em plena hora de ponta, com criaturas à minha volta cujo número das calças é o meu das pulseiras, e pergunta-me se estou de esperanças…. O filho da Pêra-Uva-Tangerina-Ananás.

….nhiiii (som das veias do pescoço a rebentarem)…

Só me restou sorrir como quem levou no rabo e tem vergonha de dizer que foi mau… hesitei entre dizer a verdade ou confirmar aquilo que me daria uma saída triunfante… optei por ser estúpida e sincera… e acabei por levar com um sermão público em como as vezes que vou ao ginásio por semana não são as suficientes e sobre a importância de ir exercitar quando se acorda, em vez em almoçar, depois do trabalho e antes de dormir. Aprendi que as refeições são extravagâncias estúpidas e que o dia não tem tantas horas quanto as que o ginásio está aberto…

Se o senhor esperava dar-me um incentivo e ferramentas para melhorar a minha performance errou redondamente… depois daquilo só me apeteceu espetar-lhe com um alter de 5kg no meio da testa. Saí a meio da aula com supostos enjoos e pontapés na barriga e fui entregar-me à carniceira da depiladora…

Apetece-me ir ao ginásio e lutar pelos 10 kg a menos?

NÃO.

Nunca mais lá fui… não sei se vou…

“Nossa, estás mais magra não estás?... Sim senhora, estou a gostar de ver!” - O discurso correcto que me tinha feito ficar mais uma hora e repetir a dose no dia seguinte…

É mentira?

Sim, mas útil.

Moral da história:

Se não têm nada de útil a dizer calem-se…. Façam silêncio… quando tiver grávida afixo um cartaz…

14 comentários:

  1. Psiu..Gostei muito..Como está sendo diversificado este tema.
    Cada um de nós vê no seu ponto vista está questão do silencio.
    Acredito é que não podemos mais nos calr diante das injustiças. o Silencio de todas as faces para as suas interpretações..
    Para cada situação, uma maneira de ver as coisas..
    Ele existe em todos os nossos sentidos de vida..
    Seu trabalho, tema ficou muito. Muito bom..Gostei.
    Venha me visitar..Também estou participando. http://sandrarandrade7.blogspot.com

    Deixo o convite para ser meu mais novo seguidor, caso gostares daquele blog.Aproveite para conhecer os demais.
    Ficarei muito feliz.Carinhosamente,
    Sandra

    ResponderEliminar
  2. Filha... ouve com atenção... O amor engorda. A felicidade não tira a fome. Abre sim o apetite para as mais diversas coisas. Como te compreendo...

    Esse treinador é um cócó na tua vida, um cócó que não queres pisar mas que no fundo até te apetece enterrar lá a sola do sapato... mas resiste! (porque às vezes é difícil tirar merda do sapato)!
    Ele não disse o correcto. Para algumas pessoas isso podia ter sido uma motivação para outras um desânimo. E eu compreendo o teu sentimento. Eu como sou tua amiga digo-te que deves apenas valorizar o teu esforço. Esse é o primeiro passo. Eu raramente tenho força suficiente para passar uns meses a dedicar-me a perder peso que logo desisto! Deves ser persistente e dar valor a continuares a ir ao ginásio. Eu fui um mês à piscina e fiquei outro mês sem ir. Regressei ontem... vamos ver quanto tempo aguento acordar às 6h30 da manhã para entrar na piscina ao lado de velhotes com o dobro da minha resistência e que dado eu ir sempre com o zé e dada a minha forma arredondada (ainda mais acentuada pelo fato-de-banho) não sei como ainda não me disseram que eu devia era começar com as aulas pré-parto ou perguntarem-me se quero ter a criança dentro de água.

    Bom... FORÇA MIÚDA!!!

    ResponderEliminar
  3. opah caga nas bocas... tu és superior a isso :)

    ResponderEliminar
  4. Lol.... adorei este texto... tu pelo menos ainda vais ao ginásio... eu, nem isso! Não é que tenha nada de útil para acrescentar... mas aqui vai na mesma:Tens razão, há momentos em que o melhor é 'tar calada!! :)Beijo Acho que vou voltar mais vezes, rrsssss

    ResponderEliminar
  5. WTF?!?

    Tás a gozar! :s

    Pá... eu vingava-me num Big Mac. ^^

    ResponderEliminar
  6. À vezes mandar para o car@?* ajuda!

    ResponderEliminar
  7. Não vou falar no boca do treinador que indica falta de muita coisa mas sim na qualidade do te texto. Um excelente post que retrata a realidade de muita gente, bem conseguido e que mesmo sendo longo não cansa, lê-se com facilidade. Excelente. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. grande palhaço!!! o que lhe valeu a ele foi o facto seres uma pessoa íntegra e bem educada... senão tinha levado com um alter de 5kg nos cºrnºs! gentinha.... pfffft!

    **

    ResponderEliminar
  9. Ai mulher se não keres engordar mais então não venhas para a Italia, desde k aki estou ja engordei 6kg, é so massa, e mais massa, e pizzas. Credo quando sair daki vou parecer uma bola de bowling, de bowling nao k e pequena uma dakelas bolas k sao usadas para rebentar com os predios... Essas sim são as mais adequadas.....

    Outra coisa, tas daltonica ou o meu computador esta daltonico???? é que o teu blog é creme mulher eu nao vejo la nenhum amarelo...

    Quanto aos outros que te pg se estas gravidas, manda-os levar na peida....

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Não deixa de ser curioso, como se abre a boca prontamente para se fazer uma pergunta estúpida, antes de se ponderar a mesma. Não me lembro de alguém chegar ao pé de uma beldade, esbelta e anoréctica e perguntar "Querida, estás a morrer?". Ao invés disso, elogia-se! Creio que deveria ser requisito obrigatório desses 'personal trainers' terem um pouco de chá, e que pelo menos não dissessem o que pensam. Já ajudava bastante!

    Adorei o teu texto, apesar da indignação nele contida.

    Bjs :)

    ResponderEliminar
  11. rssssssssssssssssssssssss...Ri muito popr aqui e o final foi acertadíssimo...beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  12. Muito divertido, mas com uma pontinha de amargura! Não vale a pena, cada um é como é, e alguns, tens razão, mais vale estarem calados.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá, chegado da fábrica de letras.
    Vais me desculpar mas este teu texto fez-me rir a bandeiras despregadas!
    Muito bom. Há gajos que têm a subtileza de um elefante e a elegância de um suíno, lol, e ainda perdeu (possivelmente) uma cliente.
    bj

    ResponderEliminar
  14. Esquece os 10 Kg que tens de perder. Mas não desistas.
    Fá-lo por ti e não pelos 10Kg, nem por mais ninguém... fá-lo apenas por ti, na desportiva, sem psicose, sem obrigação. Fá-lo apenas porque é saudável!
    .
    beijinhos

    ResponderEliminar