17 dezembro 2009

E o Natal tremeu



Ora boas tardes.
Se estão à espera de um “feliz natal” ou de um “próspero ano novo” podem já dar meia-volta que não há nada para ninguém…
Ei… calma… voltem aqui… deixem-me explicar….
É que a banda sonora da cidade de Évora nesta altura do ano faz-me sempre vomitar cada vez que algum comerciante simpático, daqueles raros aqui nas redondezas, me deseja festas felizes depois de me esvaziar a carteira, enquanto se lamentam que este ano as coisas estão muito difíceis e não vendem nada, apesar de já não terem papel de embrulho…. Foi para forrar as prateleiras da cozinha com certeza.
Mas como é que podem ser felizes? Como…                           
Já estou a antecipar o meu sofrimento quando não conseguir resistir aos ferrero rochê ou aos after eigh e a tudo aquilo que seja langanhoso e mortalmente doce. É que se não posso lanchar pão com azeite caseiro, então não sei qual é o objectivo do Natal e para que serve tanto alarido.
Mas não… não vou falar do espírito natalício, nem fazer piadas estúpidas sobre o Rodolfo a reinar… já basta o resto do mundo… desejo-vos antes um feliz dia do canhoto, só por causa das coisas.
Felizmente houve um sismo hoje só para mudarmos de assunto. É preciso a terra abanar para repararmos que há coisas muito mais importantes que comprar prendas, tais como placas tectónicas e erupções vulcânicas.
Não sei se sabem, mas há gente a fazer greve de fome enquanto nos empanturramos de farófias e azevias (sempre a-d-o-r-e-i estes nomes…).
E esta até podia ser uma bonita conversa em que eu desfilava roles de comentários assustados sobre tal experiência traumatizante e que contava apavorada como tinha sentido o chão a tremer e tinha temido pela minha vida... mas não…. Até nisto eu sou excluída.
Então ocorre o abanar de terra mais maior grande dos últimos 40 anos e eu não sinto?
Mas que raio?!
Poderia dizer-se que estava a ressonar que nem um suíno mas não, estava acordadinha da vida a ver certas e determinadas séries em que gente formada e dotada conseguem engendrar a mente de outra gente menos formada mas mais dotada, e não dei por nada.
Não senti nadinha. Nem um abanãozinho. Nem um rodar da baiana da mãe terra. Nem um sopro feroz da mãe natureza que está f…. porque ainda é solteira… nada.
Pura e simplesmente continuei a vidinha de sempre e só dei pela burra hoje quando o mundo anuncia que a terra lusitana tremeu e o tecto do fórum Algarve ruiu.
Poderá esta ser a prova conclusiva de que a minha roulotte é blindada e por isso estou a salvo de qualquer tipo de força da natureza e catástrofe natural. Tirando, claro, se esta envolver chuva. É que se chover estou lixada, porque qualquer flacidez urinária que venha do céu entra-me logo pela casa adentro.
Não sei mas sinto-me excluída da sociedade, e até já me apetece falar da estatuetada que o Berlusconi levou só mesmo para mudar o assunto do sismo e do pânico triste dos portugueses, pois a primeira coisa que fazem depois do abalo é ligar a televisão para ver se deu nas notícias….
Mas uma coisa é certa:
A Júlia Pinheiro também não sentiu.
Ah… e para que conste…
Façam o favor de ser felizes… em qualquer altura do ano!

4 comentários:

  1. Meu sonho fofinho e docinho... não te sintas excluída! Também eu não senti nada além de após uns minutos identificar ao longe...muito ao longe o som do telefone de casa... Era gente! desesperada com o sismo. Preocupada que ao contrário de tua roulote a minha casa não fosse à prova de sismosinho!

    Gente sem nada mais interessante para fazer... sentir sismos de madrugada. Ora não é muito mais produtivo estar a dormir como eu ou a ver as mentes criminosas como tu?! LOL.

    Bejos aqui da terra que tb dizem que tremeu e que ainda caiu tecto!

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Eu senti! E estava ferradinha no sono!! Agora não sei se foi o próprio sismo que me acordou se foi o Nuno, que também estava a ver as Mentes Criminosas, quando me agarrou no braço!

    Para o teu esclarecimento, o tecto do fórum caiu um dia entes do sismo. E foi apenas um ou 2 plaquitas na zona do supermercado! Por causa do peso dos enfeites natalícios! :S

    Bjinhos

    Zade

    ResponderEliminar
  3. I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^

    ResponderEliminar
  4. Estrela Mates! Há outras coisas que fazem tremer a terra... o sismo à beira dessas certas e determinadas coisas é um menino!
    GANDA roloute! Sobrevive a tudo! Menos à água...lá está...

    Concluo que temos a sensibilidade de um tijolo. Ou não!

    Beijo sísmico

    ResponderEliminar