23 setembro 2009

Catarrose

Ora bem. Cá estamos…. Já cá não vinha há um tempinho… mas cá estou. Ranhosa, é facto. Mas estou.

E vocês os três? Continuam por aí ou já desertaram?

Enquanto me afundo em papelada na minha humilde secretária cheia de lenços ranhosos por todo o lado e escuto a Kaoma a cantar a Lambada, penso na minha falta de consideração para com vossas excelências que se dignam a clicar neste muy nobre y ilustre blog e há muito que não recebem feedback….

Pois bem, criaturas dos bosques… há algumas novidades que pretendo vir aqui relatar assim que as coisas tiverem certas e confirmadas tal amostra de urina, mas por enquanto digo apenas que tenho uma coisa para vos contar…. Mas conto-vos depois…pode ser?

Como não têm remédio, vou alvitrar sobre outras coisas.

Para quem não sabe este fim-de-semana voltei a terras Catalanes para comer tortilha e acompanhar a minha Maria na sua apresentação de final de mestrado.

Foi bom isto de voltar às ruas, às travessas, aos restaurantes, às vistas…

Foi bom escutar aquele sotaque manhoso e ter sempre a sensação que nos vão violar a carteira no metro…

Gostei.

Claro que as dores agonizantes nos ouvidos, e o facto de ter voado para Portugal num calhambeque com asas fez com que a vida tivesse muito mais valor… mas não se assustem que foi só até aterrar e desentupir as orelhas…

Ser recebida maravilhosamente bem pela Espanholita mais guapa de todas, com direito a cartazes de espera no aeroporto e um frigorífico cheio fez com que a nossa viajem tivesse sido muito mais interessante…

Pude voltar ao zoo e ver como os meus gorilas estão grandes e bonitos… como há tanta coisa nova e nada mudou. Pude conhecer a nova cria de orangotango que é a coisa mais bonita que já vi na vida….ver os novos bichinhos e os companheiros de um ano em largas maratonas de bocadilhos…

Pude matar saudades do meu jefe e saber todas as novidades e cusquices… pude cheirar Barcelona outra vez!

Mas o motivo da minha visita não foi o passeio nem a ramboiada… foi o facto da Dona Maria ser nomeada mestre da macacada!

Foi engraçado assistir a 40 apresentações de mestrado que todas juntas, não fazem uma de licenciatura em Portugal.

Primeiro juntaram dois mestrados no mesmo dia e as apresentações todas numa só manhã. Cada um só tinha 10 minutos e nada mais… havia um despertador irritante que assegurava que ninguém passava os 10 minutos nem que tivesse apenas na introdução e por muito que chorassem… Não houve discussão, não houve comentários…. Não houve nada…houve perda de tempo no meu ponto de vista.

Acabadas as 40… claro que a Maria foi a última… as notas foram afixadas em 30 segundos, portanto, com muita ponderação antes e claro que era completamente indiferente ter uma apresentação com 10 minutos de puro tédio ou de puro divertimento, no sentido em que apenas a senhora do júri que tinha cartazes estava acordada!

É verdade… um dos jurados que devia estar com muita atenção ao conteúdo e forma da apresentação apenas levantava cartazes com 5’ …2’… 1’ minutos…. Estive sempre à espera que a professora se levantasse mostrasse os shorts e os saltos altos e anunciasse os próximos rounds…

Claro que ninguém olhava para ela, além de não ter shorts, estava na última fila da sala, as pessoas que apresentavam estavam sentadas em frente ao computador 30 metros mais longe e os cartazes eram do tamanho de cartões de crédito…

Mas pronto… agora temos que beijar o chão que a dona Maraiah pisa porque ela já é mestre e nós não e por isso ela é que sabe, ela que fez a música….

Voltámos a Évora. Cada uma doente para seu lado… Ela com vómitos e diarreira… eu com febres e tosses secas… será?

Se juntarmos os sintomas numa só pessoa poderia dizer-se que tínhamos gripe B, mas como levámos os nossos toalhetes mata-tudo que apenas nos lembrávamos de usar depois de pôr rebuçados na boca com as mesmas mãos que tiveram a agarrar corrimões de metro, podemos assegurar que estamos é catarrosas, como dizem os espanhóis, e que é um termo tão bonito de se usar.

Mas agora que ando a comer halls de mel e limão como quem respira e que a caganeira passou, podemos voltar à vida normal e sair à rua se medo se sermos ostracizadas, porque nunca tive tanto receio que me apedrejem por espirrar como agora… e quem me conhece sabe que espirrar e assoar-me eram parte integrante do meu dia-a-dia, em qualquer altura do ano…

Agora os meus medos são: Pandas, top-models e espirrar na rua.



8 comentários:

  1. Olá!

    Já não dizia nada aqui há algum tempo! Mas a foto do orangotango merecia :) E para além disso fikei curiosa por saber o que tens para contar!!..não demores muito sim???
    Um beijo grande de parabéns para a Maria!!Não beijarei o chão que ela pisa (porque era no mínimo nojento!) mas faço pelo menos uma vénia...ao menos existe quem consiga terminar "mestrados"...:S
    Quanto à gripe não te preocupes! Uma pessoa bem informada sabe que a gripe A não entope o nariz! A Maria é que pode ter tido LOL Mas se está bem não há crise!! :)

    Da tua Zade, com muitas saudadinhas*******

    ResponderEliminar
  2. Xarazade espero que essa boca do mestrado não se estenda à minha pessoa, ehehe.

    Como vês duas das três estão cá, agora só falta o comentário da Adriana. Não duvides que estamos sempre atentas aos teus passos...mesmo em terras de sua Majestade.

    Muitos parabéns para a Maria...já agora como correu a avaliação...por cauda daqueles problemas todos que contaste? E a carta? Houve porrada? eheheh...

    Gostei do post...e espero que a novidade seja que estás grávida...e que eu vou ser tia :))))

    Muitos beijinhos de saudades....e quando me vens visitar??

    Gypsy

    ResponderEliminar
  3. tua maria9:20 da tarde

    Estrela Mates,

    desde já o meu muito obrigado por me teres acompanhado nesta apanha da gripe B. (Já te tinha dito isto, mas acho que assim, escrito no teu blog, maravilhoso e perturbador ganha outra dimensão!)

    Obrigada "pessoa agora casada" pelos parabéns, sim, eu consegui, e SIM! Eu bebo, Bee, GROSELHA!!! Fico à espera da vénia...cof...

    Estrela Mates, foi delicioso ter-te ao meu lado, correu bem porque estavas lá.

    ah, devo dizer que ainda solto gargalhadas ao ler o teu blog, no dia em que isso não acontecer, acabamos. :)

    beijo cheio de H1N1...te quiero guapetona!

    ResponderEliminar
  4. Ohhh!!! O amor anda no ar!! :D

    Primeiro que tudo Estrelícia, desculpa estar a abusar do espaço do teu blog para responder ao outros comentários que também foram dirigidos a mim :)

    Maf: por acaso quando falei em "pessoas que terminam mestrados" ou não, estava apenas a pensar em mim...tu não contas..:P pq apesar de não teres acabado o mestrado és "uma senhora que tá a tirar doutoramentos"..

    Maria: Tá prometida a vénia! ah!! e a "pessoa agora casada" é exactamente igual à "pessoas antes de ser casada" :) à excepção do anel no dedo anelar da mão esquerda, e do Nuno receber mais 50 euros de ordenado por eu estar "desempregada" :)

    Estrelícia: Gosto muito de ti!! :)

    Bjs pa todas as "criaturas da floresta" como eu


    Zade

    ResponderEliminar
  5. lol...eu sei xará (gostei do Cláudia :) )

    Pois...parece que ando a sentir um pouco do teu mal Estrela...também tenho medo de ser apedrejada...estou sem voz e de vez em quando tenho tosse e o nariz pinga...dado que estou no UK o sentimento de desconfiança ainda é pior...

    Claro que os meus colegas desfrutam do facto de eu não poder falar...podem imaginar??? Claro que não...é utópico...mas é real em Cardiff :) Bem feita por não estarem cá!!!!!

    Beijos a todas...Maria, eu também te dei os parabéns :)
    G

    ResponderEliminar
  6. só falta a Adriana???!!! mas ninguém lê os meus comentários? tudo bem que esporádicos mas depois da espera que esta donzela nos fez, em que nada publicou aqui que alegrasse os nossos dias entediantes de mar e sol e óculos escuros a fotografar golfinhos,nem uma opinião nada fundamentada merecia...
    beijos a todas,boa sorte e muito sucesso!

    oryza

    ResponderEliminar
  7. Pois é minha grande amiga... enorme solidão andou aqui por este blog. Obrigada companheiras de guerra por me incluirem nos comentários que aqui são feitos. Ignorem a moça dos golfinhos e os seus bitates esporádicos. Minha querida estreloca: novidades é que em breve te irei visitar, acompanhada do meu apendice sardento. Compreendo o sentimento produzido pela comum existência de criaturas diabólicas dentro de nós, que nos fazem comer gelado de noz às tantas da noite e fazer nos devorar milka caramelo... que é divinal e mais barato que toblerone (deves andar a viver bem!).
    Tao e que novidade é essa que ameaças e nao contas?! Ah e tal como o blog é meu posso provocar os ataques cardíacos que bem me apetecer Às pessoas interessadas em saber da minha vida?! Na, na... isso nao funciona assim. Senão eu e o meu gang (que é reduzido a mim e ao geek do meu namorado) e atacamos a tua roulote (como lhe chamas) e esborrachamos te contra a parede! Conta essa novidade.

    Sem mais nada de interessante para contar...
    Os meus parabéns à Maria, espero vir a conhecê-la no próximo mês numa visita à tua humilde roulote.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Pessoa agora casada que continu igual à pessoa outrora solteira, um abraço.

    Todo o gosto em vir a conhecer-te, me myself and i.

    Gypsy, não foi preciso porrada. Caso fosse necessário, a minha Estrela Mates, dava conta do recado. já não era a primeira vez que ela estaria disposta a andar à murraça, da primeira vez foi em Barcelona também,. por causa duma putita chamada Lola que não me queria devolver a fiança.

    saudações a todas!

    ResponderEliminar