13 março 2007

Teletransportem-me

Para a semana faz um mês que cheguei! Um mês....ainda falta tanto!! Não pensem que não estou a gostar, muito pelo contrário, estou a gostar muito, não me arrependo nada de cá estar, mas.... queria tanto estar em Portugal, porque raio não podemos estar nos dois sitios?? E tal teletransporte, hã?! Isso é que era, inventam tanta merda que não serve para nada, que isto seria um sucesso, "pera aí que vou ali a Portugal comer comida como deve ser e já volto", sim senhora... agora é a parte em que acordo, bato com a cabeça na mesinha de cabeçeira que não tenho e percebo que tenho que me contentar com pasta, pasta e mais pasta.
Tenho tanta saudade de tudo e de todos, isto é tão diferente, as pessoas são diferentes, o ar é diferente...não que seja mau, é apenas diferente.
Aqui é complicado fazer amigos, as pessoas são todas espectaculares, gosto muito de toda a gente, mas 5 meses não dá para fazer amigos, não dá para que as pessoas te conheçam. Quando a tua maior preocupação numa conversa é fazeres-te entender, o conteúdo não é importante, só queres que te entedam, só queres perceber o que os outros dizem, acabas por não conseguir mostrar quem realmente és. Esta luta diária intelectual de falar em todas as linguas e tentar perceber o que se diz á tua volta é muito cansativo! Sinto falta de falar português, sinto faltas das piadas, dos sotaques, das palavras só nossas ... e a saudade é tão só nossa, não se traduz, não se explica, sente-se!
Esta é realmente uma experiência inesquécivel. Há vários tipos de vida Eramus, há aqueles que vêm para a ramboiada, há aqueles que só querem estudar, há aqueles que querem passear e há aqueles, como eu, que querem tudo, porque acreditam ser possivel fazer tudo.
A ramboiada creio ser o mais fácil, já que é diária e casa sim, casa não. É uma oportunidade para conhecer pessoas, o que aqui é uma tarefa muito fácil. Em Portugal, quando estamos numa festa com pessoas que não conheçemos, primeiro á partida fomos convidados para a festa, depois esperamos que alguém nos apresente as pessoas que não conhecemos e com quem tentamos ter uma simples conversa de circunstância. Ora bem, aqui é relativamente diferente: primeiro vais às festas sem ser convidado, vês uma porta aberta, música, sangria...o que é que fazes? Lá está, entras. Pegas num copito de plástico, enfias a mão num alguidar de sangria e colocas-te estratégicamente de modo a fazer notar a tua presença, depois é esperar... começam a aparecer de todos os lados pessoas que dizem que não te conhecem, fazem um ar muito indignado com tal situação e estendem-te a mão, e assim, em menos de 5 minutos já conheces a festa toda. De seguida é partir para a próxima casa e proceder de novo ao jogo do conhecimento. E é assim, que conheces todos os estudantes da universidade e é assim que, quando passam por ti e te cumprimentam e não fazes ideia de quem seja percebes que abusaste da sangria.
Os cumprimentos é das coisas que mais me faz confusão aqui. Quando és apresentado a alguém dás um aperto de mão, seja rapaz, rapariga, seja professor, seja quem for. Depois quando já são amigos passam a cumprimentar-se com 2 beijinhos, seja rapaz a rapaz, rapariga a rapariga e rapaz a rapariga. Depois há a questão das outras nacionalidade, os Polacos dão 3 beijos, outros dão só 1, outros ainda não dão nenhum. Há ainda a situação da direcção dos beijos: os Portugues dão da esquerda para a direita, os Espanhóis dão ao contrário, os Italianos dão aqueles beijos mesmo como se vê nos filmes dos mafiosos, agarram na cabeça e cravam duas bjufas. Portanto quando se conheçe alguém, ou quando vais cumprimentar alguém é sempre a mesma situação de quem vai cumprimentar alguém da Torre da Marinha, quando vai dar o 2ºbeijo fica com ar de parvo, com os beiços esticados e a cara no ar... já me começo a habituar a esta situação. Nunca pensei que pudesse ser uma coisa tão complicada, só quero ver quando aparece algum palhaço a dizer que é do Ceilão e que lá se cumprimentam com um na boca .... passo a dizer que em Portugal os estalos na cara são comuns ... sou a única aqui, ninguém me contestará!!

1 comentário:

  1. Meu Deus, nao sei o que me deu pra vir ler este post agora,mas acredita,nao podia concordar mais contigo!estar longe é tao bom, mas TAO diferente!é ter saudades de tudo,cm dizes,dos sotaques,das piadas,e ser mais patriota do que alguma vez se foi (ou se voltará a ser hehe) temos esta experiência em comum, de certeza que poderá ser smp motivo de conversa...senti o mesmo que tu,sem tirar nem por! antes de se ir, ha muito medo, MUITO medo! mas dpois acaba por ser tudo tao bom, tao diferente!
    Mil bjinhos desta amiga que nunca te esquecerá

    Mariana

    Ps: ate ter aulas de salsa em Erasmus temos em comum looool!!!

    ResponderEliminar