31 agosto 2006

23/07/06 20:16h Bologna

..."Lisa its your birthday
its your birthday Lida"...
Hoje esta música não me saiu da cabeça o dia todo. Faz parte dum episódio dos Simpsons em que é o aniversário da Lisa e ninguém se lembra e o Bart juntamente com o Michael Jackson (supostamente) fazem-lhe uma música. Gostei especialmente deste episódio, foi triste mas acabou bem. Hoje o meu dia foi particularmente assim, não sei se irá acabar bem, mas tem sido muito triste.
Acordámos cedo, tomámos banho e depois de pagar o quarto baratito, tomámos o nosso pequeno almoço no hotel que por acaso estava muito bom.
Depois fomos passear por Veneza até nos cansarmos. Veneza é uma cidade particularmente bela, os canais estão um pouco sujos, é vero, mas como pude constactar é tudo culpa da população que atira lixo para a água quando vão nos barcos, tal portugueses na estrada, a diferença é que o nosso não fica a boiar, até o dia em que boiemos nós no lixo que fazemos... mas isso é outra conversa... o facto da água estar semi-parada não ajuda muito, o aspecto não é liquido, é mais para o viscoso, tem uma côr acinzentado, o que faz com que ganhe ao calor horrivel que está, e niguém se atire para a água.
Passeámos pelo labirinto que são aquelas ruelas, cheias de água e pontes, e cujas portas dão directamente para a àgua, com os barquinhos estacionados. Achei fascinante este ambiente e pus-me logo a imaginar a minha vida ali com o principe das frutas: sair de casa para o barquinho a motor, ir às compras, passear e estacionar à porta da casa, deve ser engraçado...
Visitámos algumas igrejas, quase todas à hora da missa e como estávamos de alças, o nosso pecado era tão perverso que não pudemos entrar na maioria delas, somos umas depravadas de alças e decotes.... Deus nos perdoe!
Andámos a ver aqueles milhares de barraquinhas com as máscaras tradicionais de Veneza, queria comprar uma, mas eram muito caras e assim deixei de as achar tão bonitas como isso, comprei antes uns pins para oferecer.
Sinto-me estranha por andar na rua e ninguém saber que eu fazia anos, parecia que era indiferente, só eu sabia que era o meu aniversário, mas o mundo continuou... deixou de ser um dia especial deixou de ser o meu dia, e é muito estranho proque eu sempre considerei o aniversário uma coisa importante, afinal só se faz 21 anos uma única vez na vida, e apesar de eu recordar que passei o meu 21ºaniversário em veneza, também me vou lembrar que o passei triste, nem sei ao certo porquê...
Bom, como eu estava a dizer, andámos pelas ruelas de Veneza, de barraca em barraca, passeámos bastante, almoçámos e mais uma vez, pedimos coisas sem saber bem o que eram. Essa mania dos italianos de terem 2 pratos, e nem por um reino misturarem a carne com a massa faz muita confusão...
Ontem à noite descobri um restaurante japonês na rua do nosso hotel e seu sempre tive um fascinio pela cultura japonesa e sempre tive vontade de experimentar comida japonesa, então decidi que no dia dos meus anos iria almoçar no Japonês, claro que para meu azar, à hora do almoço estava fechado, fomos então a uma pizzeria.
É estranho, mas eu e a minha mãe não temos nada para falar e como mãe é claro que está sempre "Sai do sol", "não comas isso", "não gosto disto", e isso irrita-me um bocado, tenho estado sempre de mau humor, o que está a tornar esta viajem má, porque se a gente vem com um amigo temos sempre coisas para falar, amigos em comum e até serve para nos conhecermos melhor, mas assim, não há nada para dizer, ela conheçe-me desde sempre, e eu a ela, é praticamente estar a viajar sozinha, mas de vez em quando ter alguém ao lado com quem reclamar.
Tenho que ser eu a tratar de tudo, reservas, onde ir, a que horas... tudo, e isso é muita pressão, não há opiniões para partilhar, nada, ela não percebe nada disto e eu não tenho paciência para explicar, e o "tu é que sabes", é sempre resposta pronta...
Acho que ela também já está meio arrependida, como eu já sabia, pensava que era uma coisa e saiu-lhe outra.
Bom, voltando a Veneza, quando pensamos na cidade mais romântica do mundo pensamos logo em gôndolas, pois é amigos, cagem nelas pois 100€ por uma voltida de canoa em canais em decomposição não me dá muita curiosidade. Quando o senhor me respondeu o preço eu ainda percebi 5€, ou foi o meu subconsciente a tentar a sorte, quando o senhor repetiu foi caso para dizer "FDX", a sorte é que ele não percebeu, espero eu...
Assim fomos antes dar uma volta de 2h nos barcos comuns, tipo ferryboat de pequenas dimensões, eram bem giros, com estações tipo metro onde iam deixando as pessoas, porque em veneza metro só se fosse submarino!
O bilhete foi 5€ cada uma para ir e para vir, é claro que se eu soubesse tinha ido à pala, porque nunca pediram bilhete nenhum, os transportes publicos no estrangeiro são a loucura, só bulas...
Mas foi muito giro, tirei imensas fotos, atravessámos o grande canal todo, vimos imensos monumentos lindissímos. Acabámos de ver tudo pelas 15h e fomos buscar as malas no bengaleiro e fomos esperar o comboio.
Uma seca, 3horas ali sentada e no meio do chão, com calor, menstruação, tudo...
Quando estava à espera descobri que fiz merda, pedi reserva ontem para Roma (30€) e eu queria ir para Florença, que fica a meio do caminho, mas este comboio passa por lá, assim saímos mais cedo, mas perdemos dinheiro, porque a reserva era metade do preço, estava mesmo convencida que roma era primeiro que florença, é o que dá ser uma pessoa a fazer tudo...
Depois, no "Guia do mochileiro", um guia de interrail que descobri na Bertrand (passo a publicidade), descobri um itenerário muito fixe, se tivesse visto antes de embarcar teria feito aquele, passava por londres, etc, eram as 10 cidades mais importantes, mas olha, já está, este também deve ser giro.
É claro que é muito fixe ver as cidades famosas ao vivo e assim, mas não teve o impacte que eu pensava, do género "Oh céus estou em veneza" e depois entrava em extase e tinha uma quebra de tensão, lololol, talvez porque eu embarquei nesta viajem já com espirito de quem não tem muita vontade, sempre com o pé atrás e à espera de ser assaltada em cada comboio, odeio estar muito tempo sempre no mesmo sitio, estar em transportes publicos sem me mexer, passar dias seguidos sentada num banco sem me poder deitar é uma tortura, realmente prefiro ir só para um sitio e dormir, descansar e ver as coisas com calma...
Eu estou demasiado exausta, deprimida e até farta para apreciar isto como deve ser, tenho pena, mas é mais forte do que eu, fi-lo pela minha mãe e temo estar a impedir que ela aproveite com o meu feitio, mas realmente estou infeliz.
É como quem tem tudo, dinheiro, viajens e mesmo assim não se sente feliz. A minha mãe ofereceu-me o interrail, o sonho de qualquer um, o dela, mas eu não estou feliz, desculpa-me por isso, mãe!
Agora, mais uma vez no comboio lotado, sem ter espaço para nada, sem conseguir descançar, sem conseguir telefonar para casa, com vontade de chorar e não poder...

O contraste entre o senhor da gondola e os ferryboats para o povo