07 junho 2011

Enxurradas de verão

Lembram-se da história do mau olhada e cruzes canhoto e coisas afins?? Lembram-se de supostamente ter tudo acabado e eu ia começar a ser feliz para todo o sempre e mais além? … Bem, desta parte não se devem lembrar pois foi coisa que só passou pela minha cabeça, pronto, estão perdoados….

Mas nãããããããããããããã…..

Está tudo muito errado….

Afinal o bicho cornudo ainda anda debaixo dos meus lençóis, e a coisa continua a não correr bem.

Ontem cheguei a casa limpa, asseada e mais magra depois de uma longa jornada no ginásio, quando me deparo com 40 polícias, 23 bombeiros, 1 canalizador da câmara do tamanho de 3, e alguns mirones que gostam de drama. Isto tudo nas escadas da minha casa.

Chegámos no momento exacto em que os 23 bombeiros faziam pontaria com o ombro à minha bela e verde porta, e no meio daquela confusão o que nos ocorreu é que o cão poderia ter-se jogado da janela, na esperança de voar, mas que a coisa não tinha corrido bem.

Depois de um discurso complicado entre várias pessoas, em que o consenso geral era que estivéssemos as duas mortas na banheira que não temos, enquanto a água corria e inundava todo o prédio… depois de verificar as 500 chamadas telefónicas do meu irmão em pânico no outro lado da linha, pois foi contactado pela vizinha em como eu deveria estar morta no chão da casa-de-banho, dos meus chefes e colegas de trabalho, das pessoas do ginásio, e penso que da cidade toda no geral… Lá nos disseram que a casa de baixo da nossa estava toda alagada, que a água vinha de cima, e que devíamos ter deixado uma torneira aberta ou um cano roto, e que estava tudo destruído… M E D O….

Lá subimos as escadas, com os 23 bombeiros, a apalpar terreno com os pés não vá termos água pelo joelho e fossemos dar com o cachorro a boiar pela sala afora, quando nos deparamos com uma coisa extraordinária…. A casa estava exactamente como a deixámos, tirando o cão que achou que nos deveria presentear com o ecoponto pelo chão da cozinha… de resto, tudo na mesma… exactamente tudo como deixámos….

Os bombeiros lá espionaram, lá verificaram e realmente estava tudo seco. Não havia hipótese de torneira aberta. No entanto, aquilo que nos disseram, é que o contador estava a fazer barulho e que água parou de correr no momento em que o senhor que vale por três fechou a torneira de segurança da câmara.

O que poderia ter acontecido era um cano roto… mesmo assim era estranho o contador fazer barulho…

Hoje, já cá veio um canalizador verificar a situação, que isto é necessário apurar responsabilidades e afins…

Estava eu preocupada com o arranjo de 500€ do carro, com o ordenado do mês de Maio que ainda não veio e que não deve vir tão cedo, com as contas e comida para pagar…. Quando a vida me prova que há coisas piores, como canos rotos que implicam obras de empreiteiros, e contas de vários dígitos….

Depois da visita do senhor Júlio, que nos descansou que não havia canos nenhuns rotos, ficámos mais descansadas...

Falta então descobrir donde veio aquela água toda…. Segundo testemunhos era uma enxurrada de água pelo telhado da vizinha, que entrou na casa e inundou tudo, e que supostamente viria da nossa casa (a arquitectura das casas históricas de Évora é demasiado complexa para tentar explicar).

O senhor lá andou a inspeccionar tudo e viu que não havia maneira de vir da nossa casa, porque não havia canos rotos e estava tudo seco, logo não poderia ter havido nenhuma torneira aberta.

Descobriu-se então que o algeroz que dá para o telhado da vizinha estava com um telha a atravancar (nada nosso), e que a água das chuvas do fim-de-semana tinham ficado ali retidas e entraram na cobertura da casa da vizinha, e com o tempo foram acumulando e demoraram 24h a descer até ao escritório.

Isto tudo pareceu-nos uma explicação muito lógica e a fazer bastante sentido.

Mas o vizinho de baixo diz que não.

Que o algeroz não fazia aquela enxurrada. Que o que faz sentido é que os canos da minha casa tenham subido até ao telhado dele e largado água, duma torneira que não molhou o chão mas milagrosamente molhou o telhado, e cujo argumento de que o contador estava a funcionar e a água parou de correr quando fecharam o contador é algo que ele não deixa passar.

Como o vizinho não me consegue explicar como é que não havendo furos nos canos, e não havendo água no chão de casa nem nada molhado, aquela água saiu dos meus canos, eu acho que aquela água toda que estava acumulada no algeroz saiu de rompante e a que se foi acumulando do fim-de-semana foi a que foi descendo até se infiltrar na casa, e que o contador ficou a contar quando saímos de casa possivelmente por causa do autoclismo que ficou a encher (isto tudo demorou apenas uma hora, desde que saímos e voltámos), daí terem ouvido o contador, e que o facto de terem cortado a água e a água ter parado, coincidiu com o fim das águas que estavam acumuladas...

Parece-vos lógico? Perceberam alguma coisa? Tudo demasiado confuso?....

Algumas explicações parecem-me um bocado rebuscadas, eu sei, mas dizerem-me que deixamos uma torneira aberta, e quando chegamos a casa está tudo seco e temos um canalizador a dizer que não há canos rotos, ainda me faz menos sentido que a responsabilidade seja nossa….

Bem, o vizinho agarra-se ao contador estar a contar e que a água parou quando cortaram a ligação, e não há quem o convença do contrário. Eu ter a casa seca, não ter canos rotos, e ele ter um algeroz entupido que por última das coincidências dá para o telhado donde vinha a enxurrada é coincidência que não lhe dá jeito.

Segundo o canalizador, o senhor anda a querer quem lhe pague as obras, e é coisa que já aconteceu neste prédio antes. A companhia de seguros do rés-do-chão, por alguma razão que eu desconheço, culpou este andar, o 2º, por uma inundação nos escritórios, quando existe um apartamento no meio que ficou bem…. Por razões que eu desconheço ainda mais, os antigos proprietários pagaram essa indemnização e acho que agora andam a tentar o mesmo comigo….

Mas comigo não fazem farinha. Esta história tem muitas coisas que não fazem sentido, e eu tenho um relatório dum canalizador que diz exactamente que a minha casa não é minimamente responsável pelo que aconteceu no andar de baixo.

Acho que o vizinho vai fazer queixa.

Eu digo muito sinceramente…

….que se foda o vizinho e a puta do mau olhado….

4 comentários:

  1. Andas cá com um azar!! Passaste debaixo de uma escada ou semelhante??? Chiça!! Sempre agradável de ler o que escreves:) Beijo solidário

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que isso é mesmo mau olhado (a modos que por causa das invejas) e que deverias de facto ir à "bruxa"...fico contente do o cão se ter salvo :P

    Gypsy

    ResponderEliminar
  3. Olá!!
    Então e não contas como correram as férias? Fiquei à espera de saber se correu tudo bem ou se houve mais azares!
    Ainda bem que a casa ficou bem, e tens toda a razão, nã te dêxes ênganar! =)
    Olha, e tenho a comunicar que vou começar amanhã uma senda nutricional semelhante à tua, que espero, me tire de cima uns quilinhos valentes! Wish me luck =P

    Beijo beijo beijo

    Ecopista

    ResponderEliminar
  4. Gente que se quer aproveitar é o que é... Espero que tenha ficado tudo bem...
    O meu pc tinha ido a formatar... perdi o link do teu blog... hoje lembrei me dele :) e fiz pesquisa... e cá estou!

    Beijocas e tudo de bom! És mais forte que os possíveis maus olhados/invejas.

    Saudades

    VJ

    ResponderEliminar