25 agosto 2008

Ser cigana é ter no carro uma tenda laranja!


Ontem senti que enriqueci. Andei por aí de mamas pequenas mas muito emproadas, com a chamada mania no rabo e respirei fundo para enriquecer também todo o meu sistema respiratório com o belo do oxigénio que há por estas paragens.

Explico: Com o claro objectivo de renovar o meu carrinho, mais conhecido por tanque de guerra, a minha sobrinha e o seu mais que tudo mecânico (isto soa muito a filme porno… até já tenho imagens na cabeça… vou tomar banho)…………. Voltei… como eu dizia, as duas belas criaturas chegaram a minha casa e interromperam o meu momento puramente profissional que é tentar ler artigos e ver os episódios do ProjectRunwau ao mesmo tempo, pois eu acredito piamente que tenho a capacidade física de fazer várias coisas ao mesmo tempo, não a capacidade intelectual, isso está estabelecido, mas fisicamente é evidente!

Assim, de petróleo na mão e desperdício na outra (quem não sabe o que é um desperdício que pergunte a algum vizinho mecânico ou que vá à wikipédia que eu não tenho vagar para explicações, nem posso perder o meu precioso tempo em parêntesis alongados só para vos engrandecer os horizontes em palavreado de oficina) lá formos dar uma valente limpeza no bichinho de quatro rodas. Depois de muitos pontapés, força bruta e palavras carinhosas conseguimos arrancar as partes removíveis do carro, que depois de 10 anos sem serem mexidas, se encontravam coladas com a força do tempo e de muito cuspo. Mas conseguimos, pusemos o tanque descapotável e limpámos todos os restos que haviam de material ressequido. Claro que houve muitos momentos em que a vontade cada vez que púnhamos petróleo no pano para limpar, era atiçar um fósforo aceso para limpar tudo duma vez, mas controlámos os impulsos nervosos muito bem, pelo menos eu, ao contrário da minha sobrinha que me arrancou bocados do carro aos pontapés.

Mas pronto, depois de muito trabalho, unhas negras e cheiro a petróleo pusemos o carro descapotável e a cheirar a novo. Bem, não cheirava a novo, mas sim a petróleo. Parecia novo. Bem, parecia novo de longe, porque se forem espreitar de perto conseguem ver os resultados de algumas brutalidades minhas e de 10 anos de vida.

Então hoje lá arranjei as desculpas possíveis e imagináveis para andar pela cidade com um tanque descapotável, toda pipi, armada em fina, com os cabelos ao vento (sim, sei que não esvoaçavam, mas estavam aos vento). Sentia-me mesmo quase uma protagonista dos morangos com açúcar, 3 anos depois de fazer 5 episódios, em que ando pela praia da rocha e espero que o mundo me reconheça. Era assim que eu me sentia, uma estrela armada em estrela.

Como alegria de pobre dura pouco, o tempo resolveu calar-me a mania com uma rolhinha bem apertadinha e começou a chuviscar.

Ora, a protecção do carro não é de plástico, é dura e antes de ser posta tem que ser toda limpa e tem que se mudar todas as borrachas (era esse o objectivo inicial, e não andar armada em fina), assim que não posso simplesmente agarrar nas peças e voltar a colocar no carro, então o que é a menina se lembrou?

Peguei numa velha tenda, rasguei-a e cobri todo o carro com o material. Agora, o meu tanque de guerra outrora digno que qualquer cliente do Kafé Kafé, parece um acampamento cigano com uma tenda laranja em cima…

Wherever, tive os meus 15 minutos de fama, agora volto às origens pobres de casa com marquise e terra debaixo das unhas. Mas é mesmo assim que eu sou, uma mulher do campo, com pêlos (muitos) na venta e vontade de arrear o calhau. Eu sou mesmo, e sei que vocês gostam, se não… sejam felizes e vão à merda!

P.s.: Isto não é uma ofensa, mas sim o título de um livro, da Vera Martins, editora Oficina do livro …. Ah ah ah, com esta calei-vos!

1 comentário:

  1. Já estou a imaginar o teu tanque de guerra agora com o toque aciganado! Bem fixe!!
    Eu cá sei o que é um desperdício, sou uma pessoa culta (na área da mecânica tá claro, porque sabes bem que de resto sou burrinha que nem uma porta, tenho-te provado isso já várias vezes ou não? Cá em casa há muito desperdício, é das tais coisas que uma pessoa pega e sente que já sabe tudo sobre um motor de um carro! Eh láaa, ca ganda parêntesis ando a aprender contigo queres ver?)
    ehheheh...armada em fina... a passear no seu descapotável... bem fixe o carro! Grande pinta! Isso sim é um carro! "O Samurai laranja" uuuuu...é um bom título para um livro, ou para um filme!
    Olha, deu-me vontade de cuidar do meu mine-mine-minete, vou ver o que se passa com o ponteiro do conta-quilómetros, não funciona... e claro, vou pegar já num pedaço de desperdício, não preciso disso para nada, mas sempre dá uma certa pinta, então quando se passa o desperdício de uma mão para a outra estilo Marco Paulo, é lindo.

    Maria

    ResponderEliminar