12 julho 2008

"Eu já vi uma geneca"


Eu já tive o chamado sentimento do “burro a olhar para o palácio” inúmeras vezes.

A primeira que tenho em mente é a da tão famosa “geneca”. Ora bem, andava eu e a trupe biologicamente saudável a passear a pevide pelos campos Alentejanos, isto é, a trabalhar arduamente em projectos importantíssimos para a sociedade ubeciana, que para nosso bom deleite tinham que ser realizados pela madrugada dentro e sempre com muita seriedade, quando, no meio dos arbustos e moitas se avista uma das espécies característica da fauna portuguesa… uma Geneta. Eu, como típico bicho acabadinho de entrar na universidade e que foi para biologia porque gostava de golfinhos, não fazia puta ideia do que era uma geneta. Não sabendo eu o que estava a ver, mas acreditando quando me diziam que não era um gato, fiquei muito entusiasmada por ter visto uma espécie nova, assim andei a espalhar pela comunidade que era uma bióloga e tanto porque já tinha visto uma “geneca”… e é por isso que hoje sou conhecia por ter encontrado uma nova espécie… a geneca… uma espécie geneticamente muito próxima da geneta, mas com a característica de só ser vista por burros, tal palácio.

Não foi só esta uma experiência esclarecedora do quão ignorante uma pessoa pode ser. Recordo-me também de terem uma conserva muito interessante sobre a Maçonaria e eu durante toda a conversa julguei que se estava a falar de Marceneiros. Claro que achei estranha tanta admiração por tão interessante profissão, e realmente não fazia ideia da cultura que havia por detrás da arte de fazer móveis… mas admiti eu a minha ignorância para poder aprender mais? Nãooo… acenei com a cabeça em como concordava com tudo o que estava a ser dito e sim, era um tema realmente interessante. Foi mais tarde, ao pesquisar na tão completa internet que aprendi alguma coisa sobre tão culta associação, e me senti o rei… quando percebe que está nu.

E é por isso que hoje, não tenho problemas em dizer que não percebo uma virgula do que está a falar, e sei tanto de determinado assunto como de pilotar aviões, e é assim que tenho vindo a aprender alguma coisa, quando encontro gente que tem a paciência para me explicar as coisas, como se eu fosse muito burra.

Mas é isso minha gente, não tenham medo de dizer que não sabem ou desconhecem determinada ciência, é perfeitamente humano ter limitações, só o Professor Marcelo sabe tudo.

E esta conserva toda, depois de encher o bandulho de sardinha assada, porquê? Porque tenho aqui o brilhante SPSS com os seus brilhantes manuais, tenho 20 mil dados muito brilhantes inseridos e … não sei o que fazer com isto.

Uma vez mais estou a olhar para uma geneca, sem saber o que é, mas agora não tenho ninguém que me explique e me faça os desenhos que preciso. Sinto-me um gay com a Soraia Chaves nas mãos, e não sei o que fazer com ela… e a natureza não me dá pistas… só me apetece penteá-la e mudar lhe a roupa… mas o propósito de tal criação não é esse… e é por isso que grito às fadas e duendes: I NEED HELP (falo inglês, porque é a língua universal.. duvido que as fadinhas e duendes falem português… a não ser, claro, se for com sotaque do norte… e eu falo melhor inglês)!

3 comentários:

  1. Aaah... o bom do SPSS. Tou a fazer uma base de dados com isso. Se precisares alguma coisa (tal como falar mal disso e de quem tinha uma vida tão desocupada que se lembrou de inventar tal coisa) fala com a tua avó que ela dá-te o meu mail. Tenho um conhecimento muito limitado mas a partilha é sempre boa ;)
    Ass. a amiga depravada, do Cacém, das tuas avós que já pernoitou debaixo do teu tecto, alias, Carla

    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  2. Olha a avó depravada... sim, porque quem já partilhou o que tu partilhaste comnosco, (como uma outra avó a vomitar em cima da lei) já pertence a esta família! Um bem haja, seja bem vinda a este antro de perdição e sim... toda a ajuda é necessária e bem vinda! Beijinhos grandes, boa sorte com os moços de bata e musculosos...manda uns aqui para as netas necessitadas!

    ResponderEliminar
  3. A famosa geneca! Muito bem, já merecia um post só dela :) Bela noite...

    Em relação ao SPSS eu até podia ajudar-te se tivesse em Tugal mas só daqui a mais uma semana. Preciso de saber o que tens de fazer, ou seja que tipo de testes tens de aplicar aos teus dados.
    Também podes tentar falar com a Prof.ª Teresa Cruz, talvez ela te consiga dar umas luzes.

    Em último caso poderás vir ter comigo a Lisboa ou assim, mas tenho medo que faças uma viagem e eu depois não te consiga ajudar. Por isso diz-me que testes tens de fazer só para eu ter uma ideia...

    Muitos beijinhos e não desespera por favor...
    G

    ResponderEliminar